1º GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA DA ESCOLA MUNICIPAL EUNICE SILVA MOREIRA

Nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2018 a Escola Municipal Eunice Silva Moreira promoveu a sua primeira Gincana Cultural e Esportiva, que contou com o envolvimento de toda comunidade escolar. O objetivo foi interagir e motivar os alunos por meio de atividades lúdicas, de pesquisa e de entretenimento. Além disso, colocar em prática várias atividades culturais e artísticas desenvolvidas para conscientizá-los sobre a importância da cultura negra na formação do Brasil, além de levar à reflexão quanto às questões que ainda envolvem o tema, estimulando, além do aprendizado, a autoestima, a socialização entre os integrantes da comunidade escolar (professores, alunos, funcionários, equipe pedagógica e direção), o senso de coletividade e o respeito às diferenças.

“É muito importante que temas como estes sejam trabalhados no ambiente escolar, pois com estas iniciativas, a escola cumpre a sua função social contribuindo para a formação integral dos alunos, combatendo todo o tipo de preconceito e racismo, além de promover a igualdade social.”

A organização dessas atividades foi iniciada um mês antes, com projetos de pesquisa, preparação e produção de material para exposição. Foi montada uma equipe de coordenação, responsável pelas atividades, sorteio das equipes e premiação. Foram divididas quatro equipes, caracterizado e identificado por uma cor e o nome, os quais foram previamente determinados pela comissão organizadora da gincana, por meio de sorteio de uma cor e escolha do nome da equipe referente a África.

Os professores de Geografia, História, Arte e Educação Física envolveram-se no preparo das tarefas, e cada qual sugeriu uma proposta de atividade para que os alunos pudessem realizar dentro do espaço escolar. A direção apoiou em todos os sentidos, técnicos e estruturais, provendo materiais necessários.

Percebemos que todos os trabalhos desenvolvidos durante a gincana foram feitos com capricho, afinco e dedicação, apesar da falta de condição financeira. Percebeu-se, também, que os talentos podem ser exteriorizados de várias maneiras. E foi o que aconteceu com nossos alunos, surpreendendo-nos na organização que eles próprios demonstraram durante a realização do evento.
Mais do que vencidos e vencedores foram as experiências adquiridas ao longo da gincana, ocorrendo assim o resgate dos valores de responsabilidade, companheirismo e cooperação.

Houve algumas falhas, próprias da inexperiência, que foram necessárias para compreendermos o quanto é difícil agradarmos a todos e necessários para lapidarmos as nossas vivências em sociedade.

Embora tenha sido a primeira vez, tentamos promover valores que ultrapassem os muros da escola e passem a ser vivenciados no cotidiano dos alunos, dentro e fora de suas comunidades.