Patrimônio Cultural

O Portal do Patrimônio Cultural de Santana do Garambéu, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Lazer juntamente com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Santana do Garambéu.

O objetivo deste Portal é dar transparência as ações do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Santana do Garambéu, informar as legislações que regem o Patrimônio Cultural no município, dar publicidade sobre informações e noticias importantes sobre o patrimônio cultural e principalmente divulgar os bens cultural do município para contribuir para a sua proteção.

Acessar o Portal – Clique aqui 

Encontro Cultural valoriza e mantém vivas as tradições locais

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, o município de Santana do Garambéu se tornou a capital da cultura popular com a realização do 1º Encontro Cultural, que teve como objetivo valorizar e perpetuar as tradições locais, mostrando a importância de mantê-las vivas.

O evento começou no feriado da Proclamação da República, 15 de novembro, com o Encontro de Congada e Moçambique, realizado no Parque de Exposições Ary Baumgratz. Cinco grupos de congada participaram da festa, vindos das cidades de Piedade do Rio Grande, Santa Rita de Ibitipoca e do distrito de Paraíso Garcia, além do grupo da cidade anfitriã, Santana do Garambéu.

No sábado, 16, foi a vez do 6º Encontro de Carros de Bois, que nesta edição contou com a participação de 57 carros de bois, das cidades de Piedade do Rio Grande (distritos do Azeite e Jardim), Andrêlandia, Santa Rita do Ibitipoca (Moreiras e Paraíso Garcia), Santos Dumont, Dores de Campos, Comunidade do Rio Grande, Ibertioga, Barroso e Santana do Garambéu, que desfilaram pelas ruas da cidade e, logo após as mercadorias e prendas trazidas pelos mesmos foram leiloadas.

No domingo, 16, aconteceu o Encontro de Bandas de Música, com diversas apresentações das corporações musicais de diversas cidades da região. Os municípios que participaram do Encontro de Bandas foram Antônio Carlos, Bom Jardim de Minas, Ibertioga, Piedade do Rio Grande, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, São João del-Rei e Visconde de Mauá.

Na ocasião, o prefeito municipal Adailton Fonseca da Cunha prestou uma singela homenagem ao Sr. Modesto Nascimento, por sua contribuição e atuação como ex-membro da Lira Santanense e também como membro do Grupo Folclórico de Santana do Garambéu.

Para animar ainda mais o evento, todas as noites o público vibrou com o Rodeio da Companhia Velho Oeste, além de shows com diversos ritmos musicais, dentre eles a dupla Victor Freitas & Netto, Zé Vithor e Cuiabá, Daniela Neves, Renan & Rodrigo e o Trio Batidão do Forró.

1º Encontro Cultural de Santana do Garambéu é uma realização da Associação dos Carreiros e Candeeiros de Santana do Garambéu (ASCABEU) e Prefeitura Municipal, com apoio do Conselho Municipal de Cultura.