1º Simpósio e Audiencia Pública para implatação de Escola Civico-Militar

A prefeitura de Santana do Garambéu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Cívico-Militar Olavo Bilac (ICMOB), realizou uma audiência pública na tarde dessa sexta-feira (13) com a finalidade de discutir a possível implantação de uma Escola Cívico-Militar no município. O encontro aconteceu no Centro Social Frei Seráfico e contou com a presença da comunidade, profissionais da educação, pais e autoridades.

Participaram da audiência, o prefeito Dr. Moura; o Vice-prefeito Zezé do Zé Antônio; Secretária de Educação Municipal, Iara Moura; Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Wekson Lima; a diretora da Escola Municipal Eunice Silva Moreira, Renata Keliane; Comitiva do (ICMOB), que contou com a presença do presidente Suboficial Maurício, vice-presidente Kelma Costa, diretor-executivo Coronel Menezes, Diretora Pedagoga Altina Marques, Secretária Eliane Porto e do Sargento e Coordenador Executivo Laureni Costa; e os vereadores Mario Dimas, Serginho, Pretinho, Zé Manoel e Mané do Ernane; Representantes do Conselho tutelar, Conselho Municipal de Educação e da polícia Militar.

Com abertura da Sra. Maria Lúcia a palestra foi conduzida pelo Presidente da (ICMOB) Sub-Oficial Maurício com o diretor-executivo Coronel Menezes que apresentaram à sociedade o projeto de implantação de uma escola cívico-militar. Foram detalhadas, dentre outras questões, a logística e a pedagogia da instituição, cujo objetivo é  incentivar uma proposta de educação a partir de pilares como respeito, valores, ordem e disciplina.

Para o prefeito Dr. Moura falou da importância da escola Cívico-Militar:

“Estou muito feliz com essa audiência, para a apreciação da Câmara dos Vereadores, professores e da população. Nasci em Santana, puxei enxada muito tempo, fui para o exercito, e onde foi meu “habeas corpus”. Hoje em dia muitos pais querem ter seus filhos matriculados em uma Escola com esse modelo e podemos usar como exemplo a Escola Tiradentes de Barbacena e se Deus quiser teremos essa formação aqui. Não são todos que tem esse privilegio, somos uma cidade pequena, e graças ao meu pedido ao Deputado Charlles isso foi possível.” completou.

O presidente da (ICMOB) explicou que os militares atuam com apoio à gestão escolar e educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação são responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico e conversou sobre os benefícios desse modelo, cujo objetivo é contribuir para a melhoria da Educação Básica.

Os militares vão auxiliar na organização das atividades extracurriculares, desonerando os professores destas e otimizando o tempo do aprendizado escolar. Com isto, ganham os professores, os alunos e, por assim dizer, os pais e a sociedade na totalidade.

Com o fim da audiência, o executivo elabora um projeto de lei que será apreciado pela Câmara dos Vereadores e sendo submetido à votação dos parlamentares. Sendo aprovado, o projeto é sancionado pelo Prefeito e passa a se tornar lei. Após a sanção, é estabelecido um termo de cooperação e a escola é criada.