Prefeitura promove palestra sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

A Prefeitura de Santana do Garambéu com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com EMATER/MG realizaram nessa terça-feira (01/06/2021), uma palestra acerca da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a qual aconteceu no Parque de Exposições Ary Baumgratz.

A palestra foi ministrada pelo técnico em agropecuária, Matheus Júnior, e a médica veterinária, Amanda Teixeira do consórcio (AMPAR/CIMPAR).

Produtores rurais e vereadores foram o público alvo e tiverem a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produção e comercialização de alimentos de origem animal.

O Secretário de Agricultura, Wekson Lima, bem como o prefeito Dr. Moura, o Presidente da Câmara dos Vereadores Mário Dimas e, ainda, o técnico da EMATER, Gabriel, ressaltaram a importância do programa para o município como forma de os produtores rurais aumentarem os seus faturamentos através de suas Agroindústrias, ao passo que poderão ter um valor agregado melhor aos seus produtos, bem como de comercializarem esses produtos nos demais 41 (quarenta e um) municípios que integram o Consórcio CIMPAR, sendo certo que entre eles estão municípios como Andrelândia, Juiz de Fora, Lima Duarte, incluindo o importante centro turístico da Serra de Ibitipoca.

Na oportunidade, restou esclarecido que o interesse do SIM não será penalizar aqueles que não possuem condições de formalizarem as suas atividades, mas sim dar oportunidade aqueles que têm interesse de dar um passo maior em busca da expansão da comercialização de seus produtos, bem como que o SIM será um órgão para auxiliar o produtor rural nesta busca e não de obstar a sua atividade.

Ao final os produtores rurais saíram com suas dúvidas esclarecidas e concordaram com o encaminhamento da Lei do SIM para ser votado na câmara dos vereadores.