Bem Vindo ao Web site da Prefeitura Municipal de Santana do Garambéu

Localizada na micro região do Alto Rio Grande, entre a Serra da Mantiqueira e os Campos das Vertentes de Minas Gerias, Santana do Garambéu data seus primeiros habitantes na primeira metade do Séc. XVII, com a exploração do ouro às margens do Rio Grande. Inicialmente, do lugar denominado de “Ponte do Grambéu” surgiu o povoado de Garambéu, tendo sua padroeira Santana, que foi elevado à condição distrital pelo município de Barbacena no ano de 1836. Em 1884, o distrito passou a ser parte do município de Lima Duarte até a sua emancipação em 1962, que através da Lei n° 2764 de 30 de dezembro daquele ano, foi elevado a município, recebendo o nome de Santana do Garambéu, em homenagem a padroeira Sant’Ana. As solenidades de emancipação ocorreram em 02 de março de 1963.

A capela dedicada a Sant’Ana, segundo relatos mostra que em meados do séc XVIII sentindo a necessidade de construir uma capela para atender aos povoadores da região, onde poderiam comodamente receber os sacramentos o Capitão JOSE VILÇOSO casado com dona TERESA de SOUSA CALDAS escreveu ao bispo de Mariana pedindo autorização para erigir uma capela no que foi atendido pela autoridade eclesiástica em 07 de julho de 1754. Erguida a capela em 1755 no sitio denominado do Garambeo; dedicada essa capela a São Jose e a Sant’Ana; filial da paróquia da Borda do Campo. No local da capela já existia um cemitério que por vários anos permaneceu no adro da capela e mais tarde foi desativado e os restos mortais transladados para o atual cemitério em 1892. A antiga igreja foi arbitrariamente demolida em 1941, época em que não se dava importância para o patrimônio histórico. A atual igreja foi inaugurada em1942. Pouco se sabe desse Garambéu que provavelmente foi um dos fundadores do primitivo arraial de mineração.

Outros documentos mostram que o município pode ter tido origem durante o Ciclo do Ouro, quando alguns bandeirantes apareceram na região. Um deles, Antônio Garambéu, bem sucedido em seu empreendimento, decidiu construir uma capela consagrada a Nossa Senhora Santana. Em torno desta capela surgiu a hoje cidade de Santana do Garambéu, cujo nome associa-se à devoção do aventureiro à santa.

As festas mais tradicionais são: Festa da Padroeira que ocorre no mês de julho e a Exposição Agropecuária, realizada no mês de maio. Nestas oportunidades os santanenses ausentes se reencontram e os visitantes aproveitam para conhecer e desfrutar das maravilhas oferecidas pelo município.

1 comentário em “Bem Vindo ao Web site da Prefeitura Municipal de Santana do Garambéu”