Novembro Azul: agora é a vez dos homens se cuidarem

Se outubro foi o mês de mobilização contra o câncer de mama nas mulheres com a campanha do “Outubro Rosa”, agora o novembro é dedicado as ações relacionadas ao câncer de próstata e a saúde do homem de uma forma geral, com a campanha “Novembro Azul”.

Durante todo o mês de novembro, o Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, se mobilizam na divulgação e conscientização da necessidade dos homens se cuidarem e principalmente, trazer para o dia-a-dia um assunto as vezes tabu, a alta incidência do câncer de próstata entre os homens acima de 50 anos e a importância da prevenção deste mau com os exames periódicos.

O câncer de próstata

Um dos tipos mais comuns de câncer no mundo e o de maior incidência nos homens, ele mata no Brasil um homem a cada 38 minutos, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o que comprova a sua alta taxa de letalidade. Mas como para todo mau o melhor remédio é a prevenção, o combate ao câncer de próstata pode ser feito através de uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, com menos gordura, com a prática de exercícios regulares, controle de peso, baixo consumo de álcool e zero tabaco, além dos exames periódicos.

Os sintomas mais comuns da doença são a dificuldade de urinar, a frequência urinária descontrolada e a diminuição do jato da urina. Caso algum desses sintomas seja detectado, deve-se procurar imediatamente o médico para que os exames necessários sejam feitos.

O Ministério da Saúde indica que todos os homens acima dos 50 anos devem se submeter aos procedimentos de prevenção e o  método mais indicado é o toque retal, seguido pelo exame de sangue PSA que pode indicar aumento de uma proteína produzida pela próstata. Caso seja detectado este aumento, o diagnóstico final é feito com a análise de parte do tecido da glândula, através da biópsia, podendo ela ser benigna ou maligna.

Para mais informações, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *